quarta-feira, 22 de junho de 2016

A Ética do Cuidar: Preconceito







O trabalho Interdisciplinar do 5º período de Psicologia aborda os Direitos Humanos, que garantem legalmente a liberdade e igualdade de todos. Tem como tema principal o preconceito, que é uma opinião formada sem maior ponderação.
 
A ignorância que algumas vezes confunde o pensamento humano não condiz com a variedade cultural do planeta em que vivemos. Não somos iguais, nossa condição humana nos define e a vivencia nos confere experiências.
 
A relação da Psicologia como preconceito está pautada no interesse dos Psicólogos em levar a sociedade o conhecimento do respeito á diversidade étnica, cultural, religiosa, familiar, de gêneros e demais, que nos fazem diferentes uns dos outros, com o propósito de tornar tal sociedade mais justa.
 
O preconceito fere os direitos do outro, pois dá pretexto a uma atitude discriminatória, que surge como forma de manifestar a hostilidade do opressor.

 A ética é uma reflexão do nosso comportamento, levando em consideração tanto o grupo quanto o individuo. Sendo assim, um ato de preconceito demostra um comportamento antiético, e ocasiona problemas sociais.

 A ética do cuidar implica em não infringir as normas do Código de Ética do Conselho Federal de Psicologia, sendo uma delas abster-se de seus julgamentos e se submeter a supervisões para garantir a saúde emocional e melhor acolher seu paciente.
 
O vídeo que criamos mostra pessoas de nossa comunidade que sofreram ou sofre preconceito. Através dos depoimentos tivemos a intenção de demonstrar que o preconceito está presente na sociedade mesmo nos dias atuais. A todos ele o nosso agradecimento por colaborarem neste pequeno ato de denuncia.


Agradecemos também a gentil colaboração do aluno de Psicologia da UNITRI José Antônio Martins, a orientação da Professora Ana Paula de Freitas e a participação de todas as pessoas que compartilharam sua experiência com o preconceito através do vídeo.

Alunas: Ana Clara Dias, Alcione Macedo, Carla Mara Mamede, Franciele de Oliveira, Isabella Lopes, Nicole Teodoro, Paloma Queiroz, Pâmela Cruz, Rafaella Ávila, Thais Torres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário