sábado, 12 de abril de 2014

PSICOLOGIA ESCOLAR


Por muito tempo o psicólogo escolar se caracterizou por classificar e ajustar à escola os alunos com dificuldades escolares, aplicando o conhecimento psicológico ao contexto escolar, com a necessidade de corrigir e adaptar à escola o aluno portador de um problema de aprendizagem. O objetivo principal da psicologia escolar é mediar os processos de desenvolvimento humano e de aprendizagem, contribuindo para a sua promoção. O desafio hoje da psicologia escolar é o de ampliar seu campo de atuação para outros contextos e níveis educativos e sistematizar ações diferenciadas que promovam o desenvolvimento e a aprendizagem dos envolvidos no cotidiano escolar.
O Conselho Regional de Psicologia orienta que o psicólogo em sua prática escolar deve considerar a realidade brasileira, articulando com setores da saúde, do trabalho, dos movimentos sociais, da assistencial social e do poder judiciário. Os psicólogos devem compreender os fatores que produzem e causam sofrimento em educandos e educadores, analisando o campo de relações sócio-políticas-pedagógicas para a melhoria das condições do processo educacional, comprometendo-se com as funções sociais da escola e de acesso aos bens culturais constituídos e a promoção de autonomia dos indivíduos.

Cabe ao psicólogo a elaboração de metodologias de trabalhos multidisciplinares, valorizando e potencializando a produção de saberes dos diferentes espaços educacionais. A atuação do psicólogo deve ir na direção da ampliação da qualidade do processo educacional, através de práticas coletivas potencializando pessoas e grupos da comunidade escolar, compartilhando sua prática e conhecimento desenvolvido pela Psicologia, socializando saberes ampliando as possibilidades de atuação.O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos e visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.

No decorrer das pesquisas para podermos realizar o trabalho interdisplinar proposto, podemos observar o tamanho da importância de estudar a ética do profissional em Psicologia, sendo essa profissão a qual escolhemos. Justificamos essa importância pelo fato de que a ética faz com que o profissional compartilhe seu conhecimento e se doe de forma verdadeira e correta. Ao possuir ética, o profissional, terá como conseqüência o sucesso e o respeito diante da sociedade. O profissional ético traz consigo maiores possibilidades da ascensão profissional, com respeito e honra em seu exercício.

Segue abaixo um vídeo sobre o psicólogo escolar:



Referencia Bibliográfica



BISINOTO,Cynthia Evangelista;MARINHO,Claisy Maria.Psicologia Escolar:cenários atuais.Brasilia,2009



Alunas: Anaisa Cardoso Gonçalves, Ana Luisa Medeiros , Jessica Jesuino, Karla Karoline Santana,  Lorena Fernandes Pereira, Paula Camila Cardoso Ferreira,Thais Queiroz e Thamires Oliveira de Medeiros.
                                                                                                                        


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