terça-feira, 21 de maio de 2013

ÉTICA PROFISSIONAL

   O entendimento da ética profissional é uma das prioridades para o sucesso no competitivo ambiente profissional. Os líderes enfrentam, hoje, dezenas de situações e dilemas éticos. Esse entendimento aborda questões relativas ao moderno local de trabalho, como ética corporativa, influências externas sobre a ética, tecnologia e ética, ética e relacionamento, entre outras. Além de discussões sobre ética empresarial e normas éticas para a tomada de decisões comerciais, é uma área delicada de aprender a
se movimentar. 
   Ética profissional foca algumas das questões éticas que surgem frequentemente como serias preocupações para os trabalhadores. Essas questões podem incluir comportamentos aparentemente inocentes, como fofocas no local de trabalho, ou graves atos ilegais. Todas elas dizem respeito a ser honesto e justo – ao transmitir uma mensagem, identificar um conflito de interesses ou desenvolver um relacionamento profissional. 
   No local de trabalho temos como objetivos: 

 Falar francamente;
 Definir a ética no ambiente profissional;
 Áreas de preocupação ética;
 Assumir a culpa;
 Modelo de tomada de decisão para o comportamento ético;
 Falar com os outros;
 Fazer a coisa certa. 

   Um caminho consciente do processo de tomada de decisões éticas, no entanto, torna o funcionário mais valioso, que será procurado por sua responsabilidade ética no trabalho. Apenas ler um livro ou fazer um curso sobre ética não necessariamente transforma uma pessoa desonesta em honesta. 
   O modo como os profissionais podem definir a ética no ambiente de trabalho, discute um dilema ético real. O comprometimento da ética no local de trabalho pode incluir: 
 Uso pessoal do computador e do telefone no horário de trabalho;
 Desaparecimento de material;
 Romance no local de trabalho;
 Comportamento inapropriado;
 Fofocas no ambiente profissional. 
   Podendo incluir questões graves que podem terminar até mesmo em brigas nos tribunais, como: 
 Falsificação de currículos; 
 Plágio;
 Sabotagem;
 Assédio sexual;
 Recebimento de suborno;
 Violência no local de trabalho. 
   Independentemente do modo como o assunto é definido ou identificado, os gerentes empresariais com frequência comentam a respeito do alto preço que isso representa para  as empresas. 
   Ao entendimento do que significa um ato ético ou uma decisão ética, é algo considerado apropriado e aceitável com base em determinados padrões de certo ouerrado. Alguns acreditam que um ato ético é aquele que leva ao maior beneficio para a maioria das pessoas. Certamente, ele não infringe o direito à vida, a liberdade de expressão, nem ao devido processo legal. Um ato ético ajuda as pessoas a se sentir melhor com elas mesmas a longo prazo, mas pode ser desafiador ou estressante a curto prazo. 
   As preocupações com a ética no local de trabalho podem ser classificadas em quatro
tópicos: 
1. Conflito de interesses: existe quando um indivíduo tem de escolher se atende a seus interesses pessoais, aos da empresa ou aos de algum outro grupo. Qual deles merece prioridade? 
2. Honestidade e justiça: honestidade refere-se à veracidade, integridade e probidade. Justiça é a qualidade de ser justo equitativo e imparcial. 
3. Comunicação: refere-se a transmissão de informações e à partilha de significado. As comunicações que são falsas ou enganosas podem destruir a confiança que os consumidores têm na organização. Mentir é uma grande questão ética. 
4. Relacionamentos organizacionais: envolvem o comportamento dos funcionários de uma empresa dispensado aos consumidores, fornecedores, subordinados, superiores e a outros colegas. Uma questão ética ligada aos relacionamentos é o plágio – copiar o trabalho de alguém e apresentá-lo como seu, sem dar o devido  crédito ou compensação ao autor. 
   Um resumo do processo de pensamento, ajuda na resposta de qual a melhor decisão ética a ser tomada, sendo: 
1. Background: rever a história, e os detalhes da situação;
2. Conflito: descrever o conflito e o dilema ético observado;
3. Resultado: indentificar as possíveis decisões e os prováveis resultados gerados  por cada decisão;
4. Impacto: listar o impacto de cada resultado sobre a vida das pessoas;
5. Peso: pesar e comparar todas as decisões e seus possíveis resultados;
6. Decisão: decidir e defender sua decisão. 
   É essencial estabelecer uma comunicação boa e clara no ambiente de trabalho. Algumas empresas trabalham junto aos funcionários para chegar a um consenso acerca dos valores éticos corporativos e, então, os publicam como um meio de desenvolver o dialogo sobre ética. Tais diretrizes ajudam as pessoas a parar antes de tomar uma decisão envolvendo questões éticas – uma pausa para considerar todas as ramificações de uma decisão especifica: para si, para os colegas, para a gerência. 
   As empresas dedicam esforços e energia significativos para atender as preocupações com o meio ambiente, garantindo que certos materiais sejam manipulados e descartados de acordo com a legislação federal. Também é importantes que os fornecedores sigam as leis e diretrizes ambientais apropriadas. 
   As empresas éticas acreditam que os funcionários devem relatar imediatamente aos supervisores, ao departamento jurídico ou ao Office of Ethics and Compliance (Escritório de Ética e Cumprimento) acidentes ambientais ou suspeitas de violações às leis e regulamentos que protegem o meio ambiente.  Segundo a Lei Federal, todos os empregadores devem seguir métodos e procedimentos que garantam a conformidade com os regulamentos e estatutos ambientais municipais, estaduais, federais e internacionais. Os empregadores devem exigir que as pessoas sob sua direção, incluindo outros empregadores e/ou empreiteiros,
sigam todas as leis e regulamentos ambientais. 
    A questão da ética no local de trabalho é tão importante que muitas empresas dedicam tempo para definir ética formalmente e desenvolver diretrizes de comportamento ético. Os valores éticos fundamentais de uma corporação podem ser identificados com base em informações fornecidas por grupos focais de funcionários e aprovados pelos membros superiores; 
1. Demonstrar honestidade e justiça;
2. Respeitar os outros;
3. Assumir responsabilidades. 
   As influências externas sobre a ética podem ser várias, como: Ligações telefônicas pessoais; Visita dos filhos ao local de trabalho; Segundo emprego; Atividades extras; Atividades políticas; Presentes recebidos dos consumidores. 
   O aumento do uso da tecnologia no local de trabalho nos últimos anos vinte anos trouxe preocupações e exige que decisões éticas sejam tomadas, podemos abordar decisões éticas e antiéticas comuns, como o uso do computador para fins pessoais, seriedade do email, ética nas ligações telefônicas, filtrar as ligações telefônicas, ética no correio de voz, jogos de computador, papel de parede do computador, pornografia no
computador. 
   Os indivíduos com posições mais altas na empresa são aqueles que sabem como se comunicar com os outros de modo profissional e ético. Portanto a comunicação também  está ligada a ética, devendo ser clara e aberta para que seja vital para um ambiente de trabalho eficiente, podemos dar exemplos como a comunicação verbal, informação confidencial, a fábrica de boatos, sabotadores silenciosos. 
   Existe um relacionamento especial entre o supervisor e o funcionário, especialmente quando os dois trabalham muito perto. Esse relacionamento é a ética do supervisor/ empregador, podendo abordar, o informante do local de trabalho, acobertar as ações dos outros, repassar as reclamações e informações indesejadas ao supervisor, perceber a tensão. 
   Podemos abordar na ética também os relacionamentos no local de trabalho, ou seja, muitas pessoas solteiras veem o ambiente de trabalho como o local perfeito para ter um romance com alguém, com isso, podemos abordar os relacionamentos se desenvolvem, consequências do romance no local de trabalho, insinuações indesejadas, como evitar armadilhas sexuais, espaço pessoal, assédio sexual no trabalho, local de trabalho livre de assédio, oportunidades iguais. 
   Hoje em dia os grandes problemas éticos se encontram em três momentos da eticidade (família, sociedade civil e Estado) e uma ética concreta não pode ignora-los. 






PENSE, FAÇA E SEJA ÉTICO!


Bibliografia  

BENETT, Carole. Ética Profissional. 2ª Ed. São Paulo: Cengage Learning. Editora:
Senac, Rio de Janeiro, 2012. (Série Profissional).




Autores: Lorraine Angélica Silva Mandeli; Thaís Rodrigues Pascoal.


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