quinta-feira, 21 de maio de 2015

Ética na docência de Psicologia



O termo “Docência“ tem origem no latim – “docere” que significa ensinar, instruir, mostrar. Já no exercício podemos atribui a função de ensino, pesquisa e a administração em diversos setores da universidade (ZABALZA, 2004 apud VEIGA, 2006).

Para a docência em qualquer área é indiscutível a necessidade do docente possuir de  conhecimentos teóricos. Mas a Ética tem um papel importantíssimo, pois no âmbito da ética o professor é levado a uma reflexão ampla de todas as dimensões de seu trabalho, o produto disto é uma ressignificação de seu trabalho que influencia diretamente a forma de ensino e a relação professor-estudante, consequentemente transformando a universidade um espaço construtor de bem comum, a cidadania (RIOS, 2009).

Um ponto negativo que há atualmente, é que de forma genérica os docentes não possuem um Código de Ética para determinar o exercício da profissão dentro de valores relevantes para a sociedade, mas no caso dos docentes de Psicologia o  Código de Ética Profissional menciona que os estudantes deverão ser orientados e exigidos quanto a observância dos princípios contidos no código de ética do Psicólogo.

Para que o ensino-aprendizagem seja realizado de maneira adequada existem algumas diretrizes básicas que ajudam a ter um melhor desenvolvimento de maneira satisfatória, são elas:
  •  “O relacionamento entre professor-estudante, seja viabilizada a experiência do estudante, encaminhando-o a posturas éticas, proporcionando-lhes uma humanização em detrimento da robotização;
  • O professor, no processo de sua formação, seja despertado a necessidade de valorização do “Ser” sobrepondo-se ao “Ter”;
  • A educação esteja sustentada na compreensão da interação e da reflexão critica sobre os pressupostos humanos, no sentido do crescimento sadio, tanto do professor quanto o aluno ensinado
  •    Questões éticas seja oportunidade de dimensionar a formação para a cidadania, não somente no aprendizado, mas na vida cotidiana dos envolvidos no ambiente de ensino e no social. A cidadania deve ser o ponto de saída para a formação ética, tanto do professor que ensina quanto do aluno que aprende e leva esse conhecimento para sua vida cotidiana;
  •  Novas configurações sociais, influenciadas pela globalização, centrem-se nas questões que são articuladas entre a igualdade e a desigualdade, a identidade e a diferença, o consenso e o dissenso;
  • O Espirito Ético esteja sempre na vida e na atitude profissional do professor para sensibilizar seus alunos para as questões de retidão e de caráter, de responsabilidade, de compromisso, de viabilização da presença de valores essenciais ao homem” (DALBERIO, 2012).
Para concluir este tema convidamos a assistir entrevista realizada com o Dr. Celso Gonçalves docente de Psicologia no Centro Universitário do Triângulo.





Universitários: Andressa Araújo, Camila Torino, Gleidson Sibilino, Jhon Braga, Raíssa  Ellen, Stefane Trindade , Valeska Marques.

Referências
DALBERIO, Osvaldo. ÉTICA, MORAL E VALORES DO PROFESSOR E DO ALUNO. Revista Triângulo, v. 4, n. 1, 2012.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética na docência universitária: a caminho de uma universidade pedagógica. São Paulo: Universidade, 2009.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Docência Universitária na Educação Superior. 2006.

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