Revisado em 04/12/14.
Para prática de nossas
atividades, enquanto futuros psicólogos, estudamos e tomamos como ferramenta
essencial o documento: Código de Ética Profissional do Psicólogo. Tendo em
vista a diversidade social e a ética do cuidado na intervenção comunitária e
social, essa ferramenta contemplaria tais necessidades?
Segundo Rodrigues
(2009), “a psicologia social é o estudo das manifestações comportamentais
suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera
expectativa de tal interação”. Para
Allport (1954), a psicologia social é a disciplina que usa métodos científicos
para “entender e explicar como o pensamento, os sentimentos e os comportamentos
dos indivíduos são influenciados pela presença real, imaginada ou implicada de
outros seres humanos”.
A psicologia social
reúne o indivíduo e o social: tanto o modo como o individuo é influenciado pelo
meio social em que vive (mesmo quando está sozinho) e o modo como o indivíduo
pode influenciar a sociedade ao seu redor.
As diferenças sociais
existem desde que existe a vida em sociedade, e este é um questionamento
abrangente, pois podemos entendê-las em seus mais diversos contextos:
econômicos, raciais, políticos, religiosos..., contudo, para nossa discussão, a
proposta é o enfoque nos indivíduos dentro deste contexto social, abordando
para tal, o lidar eticamente com alguém que pensa, vive ou possui crenças ou
valores diferentes ou que contradizem aos nossos.
Impossível entender
estas diferenças sem abordarmos a distinção de algo que é tão confuso: o que é
ética, o que é moral? É a mesma coisa ou há distinções a serem feitas? No senso comum ética e moral são sinônimos.
Assim dizemos: "aqui há um problema ético" ou "um problema
moral". Com isso emitimos um juízo de valor sobre alguma prática pessoal
ou social, se boa, se má ou duvidosa.
A ética e as morais
devem servir à vida, à convivência humana. Sempre que surge o outro diante de
mim, ai surge o imperativo ético de tratá-lo humanamente. Sem tais valores a
vida se torna impossível. Através dos valores, que são princípios morais, o
homem adquire o comportamento ético, que rege as atitudes na sociedade em que
vive. O comportamento ético conduz o homem a fazer o que considerar importante
em sua vida.
O Homem não é uma
folha de papel em branco em que a cultura pode escrever seu texto: É uma
entidade com sua carga própria de energia estruturada de determinadas formas
que, ao ajustar-se, reage de maneira específica e verificável ás condições
exteriores.
Cada pessoa possui
valores individuais e intransferíveis. A consciência do certo ou errado e suas
próprias convicções, ideias, opiniões sobre as pessoas e bens materiais, que
influenciam e se manifestam nos relacionamentos sociais.
Como não existe
verdade absoluta, o que é certo para um, pode ser errado para o outro, e tendo
em vista que os valores são trazidos do berço (na relação da criança com seus
pais), e que estes evoluem no decorrer da existência e maturidade
possibilitando o crescimento e desenvolvimento da personalidade, dentro ou fora
da família os princípios adquiridos na infância estarão sempre presentes na
relação do homem com o homem. Ao mesmo
tempo, conjunto de normas regulamentadoras rege o comportamento humano ético em
sociedade, e estarão perpassando na vivência deste indivíduo, fazendo com que
por vezes os valores os quais possui hoje não sejam os mesmo de amanhã.
Tendo em vista os
aspectos de diversidades sociais citados, para pensarmos na ética do cuidado em
um contexto de intervenção comunitária e social, podemos recorrer aos 03 ágas
questionados e pensados por Heidegger (1984), citado em: CALDAS, M.; LIMA, M. (2012): “... humanitas do homo humanus...”. Nesta linha de
pensamento, ele enfatiza que estando o homem subordinado à moderna metafísica
da subjetividade, este terá que primeiro aprender a existir no seu real
significado, paralelamente que se apoie no ser (essência do homem), sendo que
esta recondução poderá acontecer pelo cuidado (cura).No Código de Ética do
Profissional Psicólogo temos ao todo 07 princípios fundamentais enquanto
atuação profissional. Entretanto, dando ênfase ao questionamento feito, nos
atentemos aos princípios seguintes:
I – O psicólogo
baseará seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da
igualdade e da integridade do ser humano, apoiado
nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
II – O psicólogo trabalhará visando promover a
saúde e qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá
para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação,
exploração, violência, crueldade e opressão.
III – O psicólogo atuará com responsabilidade social,
analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e
cultural.
Embora os outros
princípios, que aqui não foram citados, nos levem também a reflexões acerca de
nossa atuação profissional, os 03 acima expressam nitidamente a resposta que
buscávamos nos destaques feitos em negrito.
Pode – se concluir
então que, para ser ético frente às diferenças sociais, não basta que o
psicólogo siga seus costumes, mas sim, que concomitantemente a isto obedeça aos
princípios que regulamentam o exercício da profissão, respeitando as diferentes
morais sociais e sabendo lidar com os valores individuais sem percepções ou
julgamentos pré-definidos a cerca dos mesmos. Deve zelar pela ética do cuidar,
baseada em seguir os 03 agás de Heidegger, para que de fato seja possível atuar
assertivamente com a subjetividade do outro e da sua própria, rumo à recondução
do homem à sua essência de homem.
“Ninguém é suficientemente perfeito, que não
possa aprender com o outro e, ninguém é totalmente destituído de valores que não
possa ensinar algo ao seu irmão.” (Francisco de Assis).
Alunos do 5º Período de Psicologia - Noturno - Unitri
Camila Moreira Mendonça.
Diôgo Oliveira Duarte.
Leone Batista Gomes.
Paulo Roberto Abbiati Vieira.
Vanessa de Fátima Nascimento Evangelho.
Vitor Hugo Modesto da Silva.
REFERÊNCIAS:
FERREIRA, Maria C. A Psicologia Social contemporânea: principais tendências e perspectivas
nacionais e internacionais. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-37722010000500005&script=sci_arttext.
Acessado em 14/10/14 – 21h13min.
RODRIGUES, Aroldo; ASSMAR, Eveline;
JABLONSKI Bernardo. Psicologia Social.
27ª Ed. Revista e Ampliada. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
Portal do Conselho Federal de
Psicologia. Disponível em:
http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo_etica.pdf - Acessado
em 09/10/14 - 14:30.
ALLPORT, G. W. The nature
prejudice. Reading, MA: Adison-Wesley Publishing Company. 1954.
CALDAS, M.; LIMA, M. O Homo humanos á luz da verdade do ser e do sentido da vida: o pensamento de Martin Heidegger e de Viktor Frankl acerca da humanitas. Revista Logos e Existência: Revista da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (1), 88-99, 2012. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/le/article/view/14082/8069. Acessado em 14/1014.
Fixando o conteúdo:
Com base na publicação acima, complete
as lacunas abaixo conforme numeração e suas respectivas referências:
01- Trata-se do manual de conduta para o profissional psicólogo.
02- Fundamentada pela crença de que é ela quem define o que é ou não ser
ético na sociedade.
03- Palavra de 04 letras que faz parte dos 3 ágas questionados e
pensados por Heidegger (1984).
04- Idealmente, a Ética define conceitos por meio do estudo da Moral,
que aplica esses conceitos na prática, o que seria o ideal de...
05- Cada pessoa possui... e intransferíveis.
06-... em um contexto de intervenção comunitária e social.
07- Cabe ao conceito de... diferenciar o que é dito da Moral na teoria e
o que é feito "moralmente".
08-... é também uma hipótese, uma conjectura, uma opinião formada diante
de um fato. Uma teoria tenta explicar algo de difícil concretização.
09- Palavra de 09 letras que faz parte dos 3 ágas questionados e
pensados por Heidegger (1984).
10- Palavra de 07 letras que faz parte dos 3 ágas questionados e
pensados por Heidegger (1984).
11- Como ser ético respeitando as...?
12- Ação ou efeito de praticar. Exercício, costume, hábito, experiência,
tirocínio. Aplicação de teoria.
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