segunda-feira, 20 de outubro de 2014

                              ÉTICA E PSICOLOGIA JUNTAS NO AMBIENTE ESCOLAR




       A atuação do psicólogo no contexto escolar vem sendo motivo de discussão desde a década de 80,momento onde começou a se falar sobre a sua importância.O psicólogo escolar tem como uma de suas responsabilidades colaborar na compreensão e mudança do comportamento de educadores e educandos, no processo de ensino aprendizagem, nas relações interpessoais e nos processos intrapessoais, dentre outras atribuições sempre relacionadas às dimensões política, econômica, social e cultural.Ainda hoje são muitos os questionamentos sobre a atuação do psicólogo escolar e educacional,bem como não há um consenso entre os teóricos de uma única definição para atuação deste profissional.

      A Psicologia Escolar voltada para a análise e intervenção em contextos educacionais e entendida como área de aplicação da Psicologia, na medida em que o reconhecimento legal das áreas de especialização não se encontra definido, a formação, de acordo com resultados de investigações recentes, deve estar pautada tanto na relação saber-poder-fazer equilibrada, que viabilize um crescimento significativo no conhecimento, quanto na dimensão do saber ser, articulando o profissional ao compromisso social, aos padrões éticos e valores que nortearão uma prática adequada e colocarão o psicólogo escolar como um agente social e cultural de mudanças.
(Wechsler, 1996; Pfromm Netto, 1996; Gonçalves,1999).
       O trabalho de orientação aos alunos e pais em relação às dificuldades escolares e a outros assuntos de interesse para o desenvolvimento do aluno tem constituído uma das atuações tradicionais do psicólogo escolar que vai ampliando seu foco visando a promoção do desenvolvimento dos alunos através de recursos psicológicos importantes em correspondência com os objetivos da educação integral que a escola propõe.
       A orientação em relação ao sentido atribuído à sexualidade, à responsabilidade para com o outro, às duvidas e inquietações sobre desejos e afetos, assim como,
a contribuição para o desenvolvimento do autoconhecimento,a auto-reflexão, a capacidade de antecipar conseqüências e a tomada de decisões éticas, se constituem em um objeto significativo do trabalho do psicólogo escolar tanto na sua expressão individual quanto grupal.
Segundo os estatutos da Associação Brasileira de Psicologia Escolar - ABRAPEE (1991), "entende por psicólogos escolares e educacionais aqueles profissionais, que devido a sua preparação universitária em Psicologia e experiências subseqüentes nas áreas escolar e/ou educacional, trabalham para melhorar o processo ensino-aprendizagem no seu aspecto global (cognitivo, emocional, social e motor) através de serviços oferecidos a
indivíduos, grupos, famílias e organizações" (p. 1).
      Neste contexto educacional de formação do Psicólogo Escolar e dos novos parâmetros curriculares para o ensino, deve-se focalizar também a ampliação de seu campo de atuação do ensino fundamental à Universidade com a promulgação da LDB - Lei no. 9394/ 96, tanto como assessor quanto como pesquisador, principalmente na rede pública de ensino, refletindo o
surgimento de novos espaços e tempos educativos.
      Faz-se necessário repensar não somente a formação do Psicólogo, mas o papel das instituições de ensino. Possibilitar que a aprendizagem das habilidades básicas esteja inserida num contexto cultural e histórico com fins sociais pode ser uma das principais metas a serem atingidas para garantirmos educação de qualidade aos nossos alunos. (Anderson, 1991; M yers, 1992; Cioffi, 1992; Joly, 1999).


Conclusão:
      A atuação do psicólogo escolar busca enxergar a escola não apenas como um lugar onde uns ensinam e outros aprendem,mantida por um modelo dual, mas como um espaço social no qual as pessoas convivem e atuam,implica em reconhecer a importância da sua dimensão psicossocial assim como, o papel do nosso trabalho  nesta importante dimensão.A ética não se trata de conceitos morais onde são impostas regras de conduta construída socialmente,mas sim do cuidar,noção de existência,se importar com o outro, sem o controle por regras e sim num campo de reflexão em relação ao outro.Sem dúvidas, as perspectivas para a psicologia escolar no Brasil podem ser promissoras considerando-se a discussão e investimentos que vem sendo realizados.




Bibliográfia:
MARTINEZ, Albertina Mitjáns. Psicologia Escolar e Educacional: compromissos com a educação brasileira - Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Vol. 13, Número 1, Janeiro/Junho de 2009 p. 169-177.

JOLY,Maria Cristina Rodrigues Azevedo.Mestre e Doutora em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo;Docente da Universidade São Francisco e assessora de instituições educacionais de ensino como psicóloga escolar. A Formação do psicólogo escolar e a educação no terceiro milênio, Universidade São Francisco.

SOUZA,Lavínia Cristina Rodrigues de.O Papel do Psicólogo Escolar e Educacional: A Visão da Equipe Técnico-Pedagógica Sobre sua Atuação,Maio de 2004.


Alunas: Aldirene Santos, Bernadete de Medeiros,Camila Serra,Camila Gomes,Jessica de Oliveira e Raquel Leal - 5º período de Psicologia,Unitri 2/semestre 2014.





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