terça-feira, 13 de outubro de 2015

Psicologia Escolar E educacional

   A escola é um ambiente de interação humana, de disseminação do saber e produção de conhecimento, é um lugar onde as pessoas passam uma boa parte de sua vida, e lá temos a oportunidade de interagir com pessoas diferentes de nós com culturas, habilidades e dificuldades distintas. O que nos ajuda a desenvolver uma maior tolerância com os diferentes e uma compreensão de mundo mais abrangente.

   Diversas nomenclaturas já foram utilizadas para denominar a área da psicologia que trabalha no âmbito escolar, atualmente ela é chamada de Psicologia Educacional e Escolar. Thorndike um dos grandes teóricos da psicologia, em 1903 nos Estados Unidos, esse autor foi o pioneiro a utilizar o termo “Educational Psychology”  cientificamente.

   Em 1962 a psicologia é regulamentada como profissão no Brasil, mas já existiam instituições de ensino aqui, e conhecimentos psicológicos já eram utilizados para solucionar problemas de aprendizados, no começo do século XX, a psicologia do escolar como era conhecida na época, tinha o foco na “criança problema” ou “criança que não aprende”, exibindo um modelo higienista da época, mas a partir do ano de 1980 essa visão começa a mudar por conta da crítica feita por Maria Helena Souza Patto em sua tese de mestrado.

   Após 1980 passamos a denominar a psicologia relacionada à escolarização de Psicologia Educacional e Escolar. Sendo a Psicologia Educacional responsável pelo desenvolvimento e estudo de teorias, métodos, técnicas e pesquisas relacionadas a psicologia no âmbito escolar. E a Psicologia Escolar faz uso do conhecimento produzido pela Psicologia Educacional, colocando em prática, e possibilitando também a produção de novos conhecimentos. Estando intrinsecamente relacionadas, uma depende da outra por isso esta nova nomenclatura.

   Sabe-se que toda profissão, principalmente aquelas ligadas à área da saúde, são guiadas por um código de ética bem estabelecida, com diversos direcionamentos para a prática profissional. O psicólogo escolar atua na instituição dando suporte psicológico tanto para alunos quanto para todos os profissionais que trabalham na escola. Para fiscalizar a ética do Psicólogo Educacional e Escolar temos a ABRAPEE – Associação Brasileira de Psicologia Educacional e Escolar.

   O Psicólogo Educacional e Escolar deve trabalhar com os profissionais e alunos da escola, deve ter uma visão dialética do homem, compreendendo-o como ser subjetivo, social, que possui uma tendência à auto realização, e que precisa ser estimulado para alcançar sua capacidade máxima, é função do Psicólogo escolar desenvolver e preparar os diversos profissionais que trabalham dentro das instituições de ensino para que eles tenham uma melhor compreensão de como lidar com o indivíduo excepcional. Possibilitando o excepcional desenvolver suas habilidades ao máximo.

Vídeo: Normal é ser diferente.


Alunos do 5° período:

Gabriel M. Garcia
Marina Lina
Tauany Andressa
Rejane Aparecida
Rosiane Beatris

     REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL – ABRAPEE. Estatuto, 2005 Campinas, 2006.

BARBOSA, Deborah Rosária; SOUZA, Marilene Proença Rebello Psicologia Educacional ou Escolar? Eis a questão Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, Vol. 16, Número 1, 2012, p. 163-173. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100018> Acesso em: 10 set. 2015.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de Ética, 2005, Brasília, 2005.

JÚNIOR, Tadeu Barbosa Nogueira. Deficiência, Incapacidade e Desvantagem: Conceitos Básicos  In: ASSUMPÇÃO, F. B.; TARDIVO, L. S. P. C. Fundamentos de Psicologia, Psicologia do Excepcional, Deficiência Física, Mental e Sensorial. Rio de Janeiro: Guanabara, 2008. p. 1-4

RODRIGUES, Ida Janete. Inclusão: Um desafio em processo de construção In: ASSUMPÇÃO, F. B.; TARDIVO, L. S. P. C. Fundamentos de Psicologia, Psicologia do Excepcional, Deficiência Física, Mental e Sensorial. Rio de Janeiro: Guanabara, 2008. p. 80-88

SOUZA, Marilene Proença Rebello et. al. Atuação do Psicólogo na Educação: Análise de publicações científicas brasileiras Psicologia da Educação, São Paulo, ano 38,  2014, p. 123-138 Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-69752014000100011&script=sci_arttext> . Acesso em: 10 set. 2015.

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